Powered By Blogger

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Curvas de Nível

As curvas de nível são linhas imaginárias que traçadas sobre um mapa unem pontos de igual altitude no relevo. São equidistantes, ou seja, separadas por intervalos constantes de altitude. As curvas de nível são utilizadas em mapas de escalas maiores. 



Fig1. Curvas de nível


Quanto mais as linhas estiverem juntas mais é a inclinação desse terreno pelo contrário, o afastamento dessas linhas mais plano é o terreno. Estas linhas não se podem tocar nem passar uma por cima da outra.




Reflexão: Com este post ficaremos a saber que as curvas de nível, são geral manifestadas por curvas e  dão-nos a informação da altitude do terreno em estudo.




Fonte:

Xistosidade

A xistosidade é uma foliação característica de médio a alto grau de metamorfismo, na qual minerais tabulares ou alongados, de granularidade média-alta. Visível a "olho nu",  alinham, segundo uma determinada direcção, permitindo que a rocha fenda, segundo planos lisos a ligeiramente ondulados mais ou menos paralelos.
 A rocha que apresenta um maior grau de metamorfismo e o Gnaisse.

Fig.1 Gnaisse


Reflexão - Este post foi elaborado por os autores do blogger com alguma pesquisa.
Com este post os leitores ficaram a saber um pouco mais sobre o significado da xistosidade.




Fonte:
http://www.dicionarioinformal.com.br/xistosidade/

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Carta topográfica

Carta Topográfica


Reflexão:
Este trabalho foi realizado a partir de uma carta topográfica em que utilizamos um software desenho vectorial.

Triásico

Reflexão:
Este trabalho foi muito enriquecedor para todos nós, pois assim ficamos a conhecer o período triásico e os nossos antepassados.