Powered By Blogger

domingo, 29 de abril de 2012

Estação de Tratamento de Águas Residuais

Uma Estação de Tratamento de Águas Residuais - ETAR - corresponde a uma infraestrutura de extrema importância e uma solução para a despoluição de múltiplos cursos de água para onde, diariamente, são canalizados através das redes de esgotos, grande carga de efluentes poluentes de forma quase ininterrupta. Estas estações, normalmente localizadas no troço final de um curso de água.

As ETAR´S têm várias fases de tratamento das águas:


1º Fase de tratamento
-A primeira fase corresponde ao pré-tratamento. Nesta fase as águas brutas (esgotos ou águas residuais), produzidas pela população,são admitidas na ETAR por intermédio dos coletores principais, passando por uma câmara de chegada onde,através de uma grade automática, são filtrados os resíduos sólidos de maior dimensão.


2º Fase de tratamento
-A água residual passa por tamisadores, sendo retirados sólidos de dimensão mais pequena. Já desprovida de sólidosa água residual passa por unidades de tratamento: desarenador, desengordurador, de forma a remover asareias e as gorduras. A segunda etapa corresponde ao tratamento primário.

3º Fase de tratamento
-Tratamento secundário ou biológico efectua-se nos tanques de arejamento. A adição de oxigénio e micro-organismos ajudam a decompor as impurezas queainda permanecem na água residual e vão transformá-las em lamas, que se acumulam no fundo destegigantesco recipiente, permitindo uma terceira filtragem.

4º Fase de tratamento
-água residual é submetida a uma desinfecção efetuada por meio de radiação ultravioleta, demodo a eliminar por completo os micro-organismos que possam ainda existir, tornando-a mais pura.Posteriormente, efectua-se a sua descarga para o exterior.

Fig1. ETAR de Barcelos


Reflexão: Podemos então afirmar que as estações de tratamento de águas residuais são muito importantes.


Fonte:

Bacia Hidrográfica

Bacia Hidrográfica - È uma área limitada por um divisor de águas que a separa das bacias adjacentes e que pode ser determinado nas cartas topográficas. As águas superficiais, originárias de qualquer ponto da área delimitada pelo divisor, saem da bacia passando pela seção definida e a água que precipita fora da área da bacia não contribui para o escoamento na seção considerada. Assim, o conceito de bacia hidrográfica pode ser entendido através de dois aspetos: rede hidrográfica e relevo


Fig1. Bacia Hidrográfica

Reflexão: Se nos limitarmos à água que cai nos solos, convém ter como referência uma unidade territorial concreta, durante um determinado período detempo. As unidades territoriais que se utilizam são as bacias hidrográficas.

Fonte:

Rede Hidrográfica


Rede hidrográfica- São sistemas naturais ou artificiais capazes de drenar água superficial, em geral proveniente das chuvas; são compostos de canais conectados entre si, e a este conjunto de canais ligados entre si dá-se o nome de rede de hidrográfica.

Existem dois tipos importantes de redes hidrográficas que são:
-Redes artificiais - construídas nas cidades pelo ser humano. Exemplo: calhas ;
-Redes naturais - compostas pelos rios e lagos.
Fig1. Rede Hidrográifica
Reflexão: Podemos então concluir que as redes hidrográficas são usadas para que a água seja levada para o seu sitio devido. Sendo que para tal as águas são "canalizadas" para que seguiam o seu percurso correcto.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_drenagem