Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Actividade Mineira


Exploração mineira- È uma atividade onde se explora os recursos minerais do solo e subsolo, bem como o seu tratamento e transformação.  A exploração mineira é indispensável para a manutenção do nível de vida. Desde os metais às cerâmicas, dos combustíveis aos plásticos, passando pelas estradas e outras vias de comunicação.

Na exploração mineira existem quatro tipos de exploração que pode ser a subterrânea, a céu aberto, a partir de perfurações ou a hidráulica.

Exploração Subterrânea -São escavações realizadas sem estarem em contacto com o ar livre, encontrando-se predominantemente rodeadas pelo subsolo.

Fig1. Exploração Subterrânea

Exploração a céu aberto -È quando as escavações estão em contacto com o ar livre, que são exemplos as pedreiras ou algumas minas a céu aberto.


Fig2. Exploração a céu aberto

Exploração por perfuração-Acontece quando o jazigo é explorado sendo este subterrâneo só é explorado a partir de sondagens.


Fig3. Exploração por perfuração

 Exploração Hidráulica -Este tipo de exploração pode ser feita a céu aberto ou de forma subterrânea em que consiste em utilizar a força hidráulica, para que desmonte o minério. Neste tipo de exploração é utilizado essencialmente a água.



Fig4. Exploração Hidráulica


Consequências

Consequências negativas (minas a céu aberto)
- Provocam a destruição de habitats;
-Derrube de árvores;
- Alterações das condições hidrogeológicas e da qualidade da água;

Consequências negativas (Exploração por perfuração)
- Derrame do mineral para a natureza.

Consequências negativas (Exploração Hidráulica)
-Destruição de habitats,
-Contaminação dos solos e dos lençóis freáticos;


Reflexão: Podemos então concluir que existem formas de exploração e que com elas são descobertas enumeros minerais. Mas temos que ter em atenção que por trás dos minerais encontrados, estas explorações trazem um impacto negativo para o nosso planeta, pois para fazerem explorações destroem-se enumeros espaços verdes.


Fonte:


Sem comentários:

Enviar um comentário