Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Jazigo Mineral


Exploração dos recursos geológicos

Jazigo mineral- e um determinado local onde a concentração média de determinado elemento químico e muito superior ao clarke.

Clarke- e a concentração  média  de um dado elemento químico na crusta terrestre. As unidades em que pode ser expresso o clarke são partes por milhão (ppm) ou gramas por tonelada (g/t).

Minério- e um agregado mineral solido, do qual um ou mais constituintes com interesse económico podem ser recuperados através de tratamento 

 Ganga- o material que durante o processo extractivo não e aproveitado, resultante da separação, tratamento  e concentração de certos constituintes do minério.

Fig.1 Minerais



Reflexão: Podemos concluir que os jazigos minerais tem origem mineral que se encontra na crosta terrestre e que é suscetível de exploração económica. Do ponto de vista geoquímico, um jazigo mineral pode serconsiderado como uma concentração anormalmente elevada de um determinado elemento químico,produzida por diferentes processos geológicos. Do ponto de vista químico, a crosta terrestre é constituída fundamentalmente por nove elementos:oxigénio, silício, alumínio, ferro, cálcio, sódio, potássio, magnésio e hidrogénio


Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário