Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Energia Geotérmica


Energia geotérmica- é um tipo de energia que funciona graças à capacidade natural da Terra e/ou da sua água subterrânea em reter calor, e consiste em transferir esse calor, num sistema composto de canos subterrâneos e de uma "bomba de sucção de calor", para aquecer ou arrefecer um edifício.



Fig.1 Central Geotérmica

Vantagens
-Permitem poupar energia (75% de electricidade numa casa) uma vez que substituem ar condicionado e aquecedores eléctricos.
-São muito flexíveis, uma vez que podem ser facilmente subdivididos ou expandidos para um melhor enquadramento, (e aproveitamento de energia) num edifício, e isto, ficando relativamente barato.
-Libertam relativamente menos gases poluentes para a atmosfera que outras fontes de energia não renováveis, como indicam os seguintes dados:


Fig.2 Esquema representativo dos gases poluentes

 Desvantagens
-Se não for usado em pequenas zonas onde o calor do interior da Terra vem á superfície através de géiseres e vulcões, então a perfuração dos solos para a introdução de canos é dispendiosa.
-Os anti-gelificantes usados nas zonas mais frias são poluentes: apesar de terem uma baixa toxicidade, alguns produzem CFCs e HCFCs.
-Este sistema tem um custo inicial elevado, e a barata manutenção da bomba de sucção de calor (que por estar situada no interior da Terra ou dentro de um edifício não está exposta ao mau tempo e a vandalismo), é contrabalançada pelo elevado custo de manutenção dos canos (onde a água causa corrosão e depósitos minerais).


EM PORTUGAL..
A energia geotérmica é utilizada principalmente no Arquipélago dos Açores.

Fig.3 Central geotérmica dos Açores


Reflexão: Podemos concluir que a utilização da energia geotérmica é muito menos poluente de qualquer outra energia não renovável.Este tipo de energia já é muito utilizado no estrangeiro, sendo que uma relativa melhoria a nível do ar que se respira.


Fonte:







Sem comentários:

Enviar um comentário