Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Fosseis

 Fóssil- são os restos materiais de antigos organismos ou as manifestações da sua actividade, que ficaram mais ou menos bem conservados nas rochas ou em outros fósseis.
Fig 1. Fóssil


Tipos de Fósseis

Fósseis de Fácies- Também designados de fosseis de paleoambiente, são muito importantes por permitirem reconstruir os ambientes em que, no passado, as rochas onde se encontram foram geradas. Informam sobre as condições ambientais e as variações climáticas do meio através dos tempos geológicos.Têm uma grande distribuição geográfica e uma pequena extensão estratigráfica.
Fig 2. Fóssil de Fácies

Fósseis de Idade-São fósseis da mesma idade que caracterizam os estratos. Podem encontrar-se em regiões diferentes devido a discordâncias de sedimentação ou erosão.Têm uma grande extensão geográfica e têm uma pequena distribuição estratigráfica.
Fig 3.Fóssil de Idade

Fóssil Vivo-  Designação de seres vivos que, tendo constituído grupos pujantes, entraram em decadência, o que pode ter conduzido à sua extinção ou a ficarem confinados a áreas de distribuição muito pequenas. Os seres sobreviventes denominam-se também fósseis vivos ou fósseis relíquia.
Fig  4.Fóssil Vivo






















Fontes:

1 comentário: