Powered By Blogger

domingo, 20 de novembro de 2011

O Aparecimento da Vida na Terra

O planeta Terra formou se á cerca de 4600 milhões de anos.Desde do inicio da formação da Terra até hoje a Terra passou por várias transformações.Na Terra não havia qualquer tipo de vida na Terra. A vida na Terra surgiu á cerca de 3500 milhões de anos. Ao longo do tempo a Terra foi sendo estudada e foi se criando várias hipóteses.





Hipótese da Geração Espontânea
Até ao século XIX, imaginava-se que os seres vivos poderiam ter surgido não só a partir de seres vivos preexistentes, mas também a partir de matéria sem vida,de uma forma  espontânea.Essa ideia foi proposta por Aristóteles á cerca de 2000 anos, conhecida pela geração espontânea. Segundo aqueles que acreditavam na geração espontânea, determinados pelos objectos que poderiam conter um "principio activo" , isto é, uma espécie de "força" capaz de transformá-los em seres vivos.


Hipótese Extraterrestre
Svante Arrhenius suponha que em épocas passadas, poeiras espaciais e meteoritos caíram no nosso planeta, trazendo vários tipos de microorganismos, provavelmente semelhantes a bactérias.Esses microorganismos, então, foram-se reproduzindo dando origem á vida na Terra.

Hipótese de Oparin

Segundo Oparin a origem dos primeiros seres vivos na Terra, surgiram a partir de moléculas inorgânicas que se teriam formado na atmosfera primitiva. A vida na Terra era quase impossivel, porque as condições na Terra eram muito dificeis devido á intensa actividade vulcânica, libertando grandes quantidades de gases e particulas para a atmosfera. Estes gases e particulas foram retirados pela acção da gravidade.Como nao se sabia muito bem como era constituida a atmosfera primitiva foi proposta uma composição provável da atmosfera: metano, amoniaco, hidrogénio e vapor de água. Estes gases, sujeitos à acção de várias fontes de energia, nomeadamente as elevadas temperaturas reagiam entre si. Os compostos formados na atmosfera primitiva transferiram-se depois para os oceanos, que ficaram carregados de substâncias minerais e orgânicas, transformando-se numa "sopa primitiva", muito nutritiva. Estas substâncias continuaram a reagir entre si, conduzindo à formação de substâncias mais complexas, incluindo aminoácidos, que são fundamentais à formação da vida.As moléculas conseguiram se apropriar as condições ambientais e surgiu assim a vida. Os primeiros seres vivos da Terra,foram os unicelulares, heterotróficos que se alimentavam de substâncias existentes nos oceanos. Passado milhões de anos surgiram os primeiros seres autotróficos, que produziam alimento necessário para manter a sua vida na Terra.Foi a partir desses dois tipos de seres vivos que a Terra se desenvolveu. Foram-se diferenciando cada mais lentamente originando todos os seres existentes hoje na Terra, inclusive o Homem.

Fig 1.Formação da Vida










Fontes:
http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_origem.htm                                              
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao4.php                                                

Sem comentários:

Enviar um comentário