Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Principios Litostratigráficos

Principio da Sobreposição-O princípio da sobreposição, um princípio geológico muito simples, que por si mesmo parece evidente, é o que estabelece que numa série de estratos sedimentares cuja disposição é aproximadamente horizontal, e que não sofreu alterações de posição, cada camada é mais moderna que a camada que recobre, mas mais antiga que a camada que a cobre.
Fig1.Principio da Sobreposição


Principio da Horizontalidade- Princípio de cronologia relativa que estabelece que os sedimentos são sempre depositados em camadas horizontais. Qualquer fenómeno geológico que altere a horizontalidade é sempre posterior à sedimentação
Fig2.Principio da Horizontalidade

Principio da Intersecção- Qualquer corpo geológico ou estrutura que intersecte outro, é mais recente que o intersectado ou qualquer estrato  que apresente outro incluso, é mais recente que os fragmentos do incluído.
Fig3.principio da Intersecção
 Principio da Inclusão-Este princípio está interessado na obtenção de uma fórmula para contar o número de elementos que pertencem a união de vários conjuntos não necessariamente excludentes ou disjuntos.
Fig4.Principio da Inclusão

Principio da Continuidade Lateral- As camadas de sedimentos são contínuas e estendem-se até a margem de bacia de acumulação, ou se afinam lateralmente.
Fig5. Principio da Continuidade Lateral












Fontes: 




Sem comentários:

Enviar um comentário