Principio da Sobreposição-O princípio da sobreposição, um princípio geológico muito simples, que por si mesmo parece evidente, é o que estabelece que numa série de estratos sedimentares cuja disposição é aproximadamente horizontal, e que não sofreu alterações de posição, cada camada é mais moderna que a camada que recobre, mas mais antiga que a camada que a cobre.
Fig1.Principio da Sobreposição |
Principio da Horizontalidade- Princípio de cronologia relativa que estabelece que os sedimentos são sempre depositados em camadas horizontais. Qualquer fenómeno geológico que altere a horizontalidade é sempre posterior à sedimentação
Fig2.Principio da Horizontalidade |
Principio da Intersecção- Qualquer corpo geológico ou estrutura que intersecte outro, é mais recente que o intersectado ou qualquer estrato que apresente outro incluso, é mais recente que os fragmentos do incluído.
Fig3.principio da Intersecção |
Principio da Inclusão-Este princípio está interessado na obtenção de uma fórmula para contar o número de elementos que pertencem a união de vários conjuntos não necessariamente excludentes ou disjuntos.
Fig4.Principio da Inclusão |
Principio da Continuidade Lateral- As camadas de sedimentos são contínuas e estendem-se até a margem de bacia de acumulação, ou se afinam lateralmente.
Fig5. Principio da Continuidade Lateral |
Fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário