Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Teoria da Isostasia e as Glaciações

Nos finais do século XIX, muitos geólogos começaram a recolher várias evidências de que as linhas de costa, tinham mudado ao longo do tempo geológico em algumas zonas do Globo. Alguns geólogos colocaram algumas hipóteses sobre as alterações do nível médio das águas do mar que ocorriam caso houvesse modificações ao nível do volume de água do oceano essas alterações eram devidas principalmente pelas alterações climáticas.
No entanto, outros geólogos sugeriam que as alterações das linhas de costa podiam ser o resultado de ajustamentos dos materiais continentais, mantendo-se constante o volume de água da hidrosfera.
As hipóteses que procuram interpretar as compensações que ocorrem em profundidade dos relevos superficiais em função do peso denomina-se habitualmente por teoria da isostasia.
Fig1.Ajustes Isostáticos


No passado o planeta atravessou uma série de períodos de glaciação intercalados com períodos de temperaturas mais amenas. Além das mudanças climáticas, essas “idade do gelo”, são caracterizadas por um crescimento das calotes polares. O crescimento das calotes polares causa dois fenómenos simultâneos:  rebaixamento global do nível do mar e sobrecarga das áreas continentais por extensões de dezenas de quilómetros por uma capa de gelo que pode chegar a alguns poucos quilómetros de espessura.









Fontes:
http://sites.google.com/site/geologiaebiologia/tect%C3%B3nica-de-placas/teoria-da-isostasia
http://www.ufrgs.br/geociencias/cporcher/Atividades%20Didaticas_arquivos/Geo02001/Isostasia.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário