Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Tipos de Metamorfismo

Metamorfismo Regional- O metamorfismo regional é provocado pela acção de altas pressões e altas temperaturas, e afecta extensas regiões da crosta terrestre, geralmente em áreas de actividade tectónica onde se formam montanhas. As rochas cuja génese é o metamorfismo regional são quase sempre foliadas, indicando a influência de diferentes pressões durante a recristalização. Durante o metamorfismo regional, a temperatura varia entre grandes intervalos. A temperatura num determinado lugar depende da profundidade a que se encontram as rochas e do grau geotérmico da região. Localmente, a temperatura também pode aumentar em consequência da fricção provocada pelo cisalhamento ou devido ao calor de corpos magmáticos próximos. 

Metamorfismo por Contacto- Também conhecido por metamorfismo térmico resulta da intrusão de magma a alta temperatura em rochas preexistentes. Este tipo de metamorfismo pode incidir sobre rochas sedimentares, metamórficas e magmáticas. O calor libertado pelo magma intrusivo provoca nas rochas adjacentes a alteração dos minerais existentes e a formação de minerais novos. A pressão confinante pode influenciar a recristalização mas, neste tipo de metamorfismo, a pressão não é um factor muito significativo, pois este tipo de metamorfismo não ocorre a grandes profundidades, em geral não ultrapassando os 10 quilómetros. A zona de contacto de metamorfismo, também denominada auréola de metamorfismo, é relativamente estreita, geralmente com 1 a 50 metros de largura.
Fig1. Representação do metamorfismo por contacto e regional

Metamorfismo Dinâmico- desenvolve-se em faixas longas estreitas nas adjacências de falhas ou zonas de cisalhamento.

Metamorfismo por Soterramento- está geralmente associado com bacias sedimentares forma das na margem de distensão das placas. 

Metamorfismo Hidrotermal- resulta da per colação de águas quentes ao longo de fratcuras e espaços inte-rgranulares das rochas. 

Metamorfismo de Impacto- desenvolve-se em locais submetidos ao impacto de grandes meteoritos 
Fig2. Metamorfismo de Impacto

Metamorfismo de Fundo Oceânico- metamorfismo que ocorre junto às ridges meso-oceânicas, sendo factores essenciais a temperatura e o fluido.









Fontes :


Sem comentários:

Enviar um comentário